Venho partilhar uma dica que aprendi com um colega, e é uma pena que não seja difundida.
Quem faz soldadura por hobby ou até profissionalmente, conhece com certeza o conceito de fluxo, que é um agente externo que serve para facilitar o processo de soldadura
Esta é uma resina comercial usada para o efeito.
Uma lata de 20g custa sensivelmente 3.00 Euros
Uma alternativa mais em conta e que não fica a dever nada a esta, é a resina natural.
Compra-se a preços irrisórios nas lojas de ferragens e vem devidamente filtrada. Se bem que se pode usar tal como está, acaba por ser mais prático colocar num recipiente (até porque neste estado a pedra é muito quebradiça).
Se forem usar este método, devem usar um cadinho ou similar. Eu usei uma peça de barro que não tinha nenhum propósito.
A resina, se bem que natural, os vapores são tóxicos, convém evitar ao máximo respirar na proximidade, e se o fizerem, sempre expirando lentamente de forma a afastar os vapores da cara.
Preparação
Preparei a bancada a contar com o pior acidente. A resina atinge temperaturas elevadas, e deve-se ter algum cuidado com contacto com a pele. O papel é para facilitar a limpeza, é mais simples jogar fora o papel do que limpar a pedra. Usei ainda um alicate para verter o cadinho para o recipiente de alumínio.
Coloquei os pedaços na peça de barro e coloquei em lume muito brando.
É muito importante que a resina não ferva para que não fiquem bolhas aprisionadas no fluído. Se tal acontecer, quando se utilizar o ferro, essas bolhas irão literalmente rebentar, fazendo a do nosso fluído uma substância efervescente e pouco segura.
Perfeitamente líquido:
Cuidadosamente verter a resina para o novo lar
Com o palito "rapar o tacho", destacar o rebuçado do palito de deixar cair no recipiente.
Neste tipo de coisas, convém um recipiente não muito grande, pois é mais simples transportar
Como precisava de algo para guardar um bloco maior, para manter a uso na bancada de trabalho optei por esta solução. Agora só falta rotular e guardar!